Li com muita atenção o texto sobre os contos infantis e, dentro desse tema, gostaria de colocar uma questão. Tenho um filho com 5 anos que gosta muito de ouvir histórias ao deitar, acontece que de há algum tempo para cá, insiste para que eu lhe conte sempre a mesma história e se eu altero alguma coisa, rapidamente me corrige. Ora, se ele já sabe a história de cor e salteado, que graça tem ouvi-la de novo ?
Quando contamos uma história, dificilmente nos damos conta que debaixo daquela roupagem ingénua, existe uma mensagem muito importante.
Os contos infantis ajudam as crianças a sonhar acordadas e a resolver os seus problemas através do imaginário, por isso mesmo é que existem fases em que uma determinada história é pedida insistentemente.
O tema da história que o seu filho pede, tem relação directa com algum problema que actualmente poderá estar a angustiá-lo.
O facto de a ter que a contar sempre da mesma maneira é um meio de lhe transmitir segurança.
É como se ele pensasse – "vou ter muita atenção a isto que estou a ouvir, porque só assim vou poder encontrar a solução que necessito."
link do postPor psicologiacriancaeadolescente, às 23:38  comentar