4.5.09

 

Tenho uma filha adolescente que sofre imenso com a timidez. Não se consegue relacionar normalmente com os outros miúdos da idade dela e isola-se em casa a ler. Poucos amigos consegue arranjar e isso provoca-lhe muita infelicidade. Eu estou muito preocupada e não sei o que fazer para a ajudar a ultrapassar este problema.

Sónia M.

  

 

A timidez é um problema muito comum, sobretudo nos adolescentes. Em regra, deve-se a uma falta de segurança em si própria, que impede o sujeito de se relacionar com os outros de uma forma natural.

 

As constantes mudanças corporais e psicológicas que ocorrem nesta altura, fazem com que a timidez atinja o seu expoente máximo. Na maior parte das vezes, este problema é transitório e tende a desaparecer à medida que a idade vai avançando, ainda assim é importante haver um esforço da própria pessoa no sentido de o ultrapassar.

 

Comece por valorizá-la através de tarefas que saiba desempenhar na perfeição. Por exemplo, se a sua filha se interessa muito por literatura, pode valorizar-se por aí e tornar-se uma importante colaboradora no jornal da escola. Assim, começará a integrar-se num grupo e ser-lhe-á mais fácil ser aceite pelos outros

link do postPor psicologiacriancaeadolescente, às 20:47 

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



 
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Psicologia da Criança e do Adolescente. Este consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: tp_marques@sapo.pt
subscrever feeds
blogs SAPO