23.3.09

O meu filho Afonso tem constantemente pesadelos. Acorda a gritar a meio da noite e pede para ir para a minha cama. Quando lhe pergunto o que se passa, conta-me que viu um monstro no quarto. Não sei o que hei-de fazer para o ajudar a ultrapassar esta situação.

Amália P. , Santarém

  

Os pesadelos são muito comuns nas crianças. Os temas são habitualmente monstros ou animais ferozes que os perseguem . surgem por volta dos 3 anos e tendem a desaparecer com a idade. Perante um pesadelo, o primeiro a fazer é tranquilizar a criança. Dirija-lhe umas palavras de consolo e mostre-lhe que tudo não passou de um sonho mau. Seguidamente, transmita-lhe segurança através da explicação do que sonharam é apenas fruto da imaginação, à semelhança de uma história qualquer. Por fim, há que haver da sua parte, um esforço no sentido de o ensinar a enfrentar situações como esta. Diga-lhe que, tal como nas histórias, os bons vencem sempre os maus, portanto ele é perfeitamente capaz de ultrapassar esta situação.

link do postPor psicologiacriancaeadolescente, às 12:05  comentar

 
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Psicologia da Criança e do Adolescente. Este consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: tp_marques@sapo.pt
blogs SAPO