23.8.09

 

Tenho uma filha com 7 anos que só me dá problemas. Em casa não obedece a nada, fica a ver televisão até altas horas da madrugada e só quer dormir comigo. Agora chamaram-me à escola, porque ela no refeitório brinca com a comida e atira-a aos outros colegas. O meu marido diz que não há problema nenhum e que a criança tem que ser feliz à sua maneira.

Cecília B., Montemor-o-Novo 

 

Para as crianças assumirem um comportamento adequado, têm que ser educadas nesse sentido. Em hipótese alguma, uma criança deverá crescer sem regras, sem limites. Existem horas para ver TV, para dormir, para brincar, para fazer os trabalhos de casa.

 

Para além disso, as crianças devem aprender a dormir nas suas camas e nos seus quartos, logo desde muito cedo. Caso verifique que ela tem medo, deixe-lhe uma luz de presença ou então ajude-a a adormecer lendo-lhe uma história.

 

Agora, se a sua filha é que dita as regras em casa, como é que ela se pode comportar bem na escola ? É urgente que a leitora e o seu marido, alterem o modo de agir perante a vossa filha, para bem de todos. Ela é ainda muito pequena para conseguir ter capacidade para distinguir o bem do mal. É preciso que sirvam de modelo que possa ser imitado.

link do postPor psicologiacriancaeadolescente, às 23:04  comentar

De Dina Neves a 14 de Janeiro de 2010 às 10:10
o meu filho também tem 7 anos e ontem recebi um recado na caderneta a dizer que contrariamente à vontade do professor o Filipe estava cada vez mais irreverente e indisciplinadopelo que solicitava a minha intervenção. O problema é que não sei como hei-de lidar com esta situação. Bato-lhe??? Castigou-o???

De psicologiacriancaeadolescente a 21 de Janeiro de 2010 às 00:07
O castigo físico é sempre de evitar a todo o custo. Primeiro tem de falar com ele, ouvir o que o seu filho tem a dizer sobre essa irreverência (se o faz com critica, ou não, por exemplo) explicando-lhe depois que não está a agir correctamente. Para além disso, é importante que avalie se no meio circundante existe algo que o possa estar a afectar. Muitas vezes os comportamentos mais agressivos e indisciplinados, são o sintoma de um mau estar que algo está a provocar. Caso a situação se mantenha, o melhor é pedir a avaliação de um psicólogo. Um abraço

De angela santos a 13 de Maio de 2010 às 09:21
bom dia,
a minha filha de 7 anos frequente o 2º ano, tem tido um mau comportamento da sala de aula, teve 2 dias seguidos a recusar se de fazer os trabalhos, mandar se para o chão, a dar ponta pés nas mesas, e a mal tratar a professora, no segundo dia chamou a professora " filha da pu ..", a Luana nunca teve estes comportamentos, e é claro que fiquei chocada como a professora e família , pois é uma aluna bem comportada e tira boas notas. ela não nos diz o porque te ter feito e ter dito o que fez, eu e o pai estamos separados mas damo nos muito bem, a Luana é uma criança que tem tudo quando merece neste momento não sei o que fazer pois se meto de castigo em casa ou na escola, ela é uma criança muito orgulhosa, os castigos para ela é uma brincadeira.
podem ajudar?

De Jogos Online a 2 de Dezembro de 2010 às 21:14
Fantastico, Adorei

 



Espaço onde pode colocar as suas dúvidas acerca dos seus filhos, sejam eles crianças ou adolescentes.
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Psicologia da Criança e do Adolescente. Este consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: tp_marques@sapo.pt
Drª Teresa Paula Marques
Licenciada em Psicologia Clínica (ISPA), Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica (ISPA), Pós-graduada em Avaliação Psicológica em Contexto Escolar (FPCEUL), Psicoterapeuta Breve (SPPB), Doutoranda em Psicologia da Educação (FPCEUL).
Exerce Psicologia Clínica há quase duas décadas.

Actualmente é responsável pelo Serviço de Psicologia de um Externato em Lisboa e docente da cadeira de Psicologia do Desenvolvimento na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, no curso de Enfermagem.
Paralelamente atende crianças e adolescentes no consultório privado e é autora de 4 livros sobre Psicologia Infantil e do Adolescente. Já foi psicóloga residente em programas de televisão e mantém colaborações regulares com diversos jornais e revistas.
Actualmente responsável pelo consultório "FILHOS" na revista TvMais (periodicidade quinzenal)

Para saber locais de consultório aceda ao site: www.teresapaulamarques.com blog : http://teresapaulamarques.zip.net
blogs SAPO