5.7.09

 

Blog ou blogue, na grafia portuguesa, é uma abreviatura de weblog. Segundo a definição clássica, trata-se de uma página na Internet onde são regularmente colocados artigos que os visitantes podem comentar.

  

Vemos por exemplo que alguns actores, ou mesmo políticos da nossa praça, possuem o seu próprio espaço interactivo na Net. Alguns incluem até fotografias que vão muito para além dos limites do que se pode considerar público, entram no domínio do privado, ou mesmo do íntimo... mas isso é uma opção de cada um.

 

Certo é que ao navegarmos na Net, encontramos uma enorme panóplia de blogues, o que nos levanta a questão de termos passado rapidamente de uma Geração Net para uma Geração Blogue.

 

As pessoas desejam não só interagir umas com as outras, mas também poder opinar sobre os mais diversos assuntos. Então nada melhor do que utilizar as novas tecnologias, pois só deste modo se esbatem fronteiras.

 

Alguns blogues chegam a atingir um considerável número de visitantes, outros nem por isso. No entanto, parece-me que a qualidade do blogue não se pode avaliar pelo número que aparece no contador de visitas (senão os blogues com conteúdos pornográficos bateriam todos os recordes !!! ), mas sim pela qualidade das pessoas que o visitam.

 

Grosso modo, um bom blogue é como um bom livro – existe muito para além da quantidade de leitores que o compram. Define-se pela qualidade e interesse dos conteúdos, pertinência dos assuntos, seriedade, e claro está que tudo isso se vai repercutir na qualidade dos seus leitores.

 

Posso dizer-vos por experiência própria (sim é verdade, eu também tenho um blogue http://teresapaulamarques.zip.net) que começam a existir comentadores habituais mas a grande maioria são visitantes anónimos.

 

Segundo alguns depoimentos que me chegam via email, o blogue passa a preencher um lugar especial na vida destas pessoas, a tal ponto que clicar no link é um acto diário tão natural como beber um café a meio da manhã.

 

link do postPor psicologiacriancaeadolescente, às 20:33  comentar

 



Espaço onde pode colocar as suas dúvidas acerca dos seus filhos, sejam eles crianças ou adolescentes.
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Psicologia da Criança e do Adolescente. Este consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: tp_marques@sapo.pt
Drª Teresa Paula Marques
Licenciada em Psicologia Clínica (ISPA), Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica (ISPA), Pós-graduada em Avaliação Psicológica em Contexto Escolar (FPCEUL), Psicoterapeuta Breve (SPPB), Doutoranda em Psicologia da Educação (FPCEUL).
Exerce Psicologia Clínica há quase duas décadas.

Actualmente é responsável pelo Serviço de Psicologia de um Externato em Lisboa e docente da cadeira de Psicologia do Desenvolvimento na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, no curso de Enfermagem.
Paralelamente atende crianças e adolescentes no consultório privado e é autora de 4 livros sobre Psicologia Infantil e do Adolescente. Já foi psicóloga residente em programas de televisão e mantém colaborações regulares com diversos jornais e revistas.
Actualmente responsável pelo consultório "FILHOS" na revista TvMais (periodicidade quinzenal)

Para saber locais de consultório aceda ao site: www.teresapaulamarques.com blog : http://teresapaulamarques.zip.net
blogs SAPO