9.6.09

 

 

Tenho um filho com 3 anos que sempre esteve com os avós enquanto eu estava a trabalhar. Acontece que a minha mãe já se encontra um pouco debilitada e não sei se está capaz de cuidar dele.
  
Para além disso, penso que seria bom ter contacto com outras crianças. Nesse sentido estou a pensar em inscrevê-lo num Infantário. Será que é o melhor para ele ?
 
Os três anos são realmente a idade adequada para colocar o seu filho no Infantário, já que estudos no âmbito da educação, têm demonstrado claramente a importância da educação pré-escolar no desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças.
A educação infantil favorece a socialização da criança, desperta a criatividade, desenvolve o senso crítico e prepara-a para a aprendizagem da leitura e escrita.
 
No Infantário as crianças exercitam também a autonomia, o que vai favorecer a sua capacidade de construir conhecimento.
 
Para além disso, se a avó se encontra debilitada, certamente será para ela um “peso” ter uma criança a seu cargo durante a maior parte do dia. Então, a ida para o Infantário torna-se um meio de a aliviar, ainda que a relação estreita possa (e deva) permanecer.
link do postPor psicologiacriancaeadolescente, às 13:05  comentar

 



Espaço onde pode colocar as suas dúvidas acerca dos seus filhos, sejam eles crianças ou adolescentes.
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Psicologia da Criança e do Adolescente. Este consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: tp_marques@sapo.pt
Drª Teresa Paula Marques
Licenciada em Psicologia Clínica (ISPA), Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica (ISPA), Pós-graduada em Avaliação Psicológica em Contexto Escolar (FPCEUL), Psicoterapeuta Breve (SPPB), Doutoranda em Psicologia da Educação (FPCEUL).
Exerce Psicologia Clínica há quase duas décadas.

Actualmente é responsável pelo Serviço de Psicologia de um Externato em Lisboa e docente da cadeira de Psicologia do Desenvolvimento na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, no curso de Enfermagem.
Paralelamente atende crianças e adolescentes no consultório privado e é autora de 4 livros sobre Psicologia Infantil e do Adolescente. Já foi psicóloga residente em programas de televisão e mantém colaborações regulares com diversos jornais e revistas.
Actualmente responsável pelo consultório "FILHOS" na revista TvMais (periodicidade quinzenal)

Para saber locais de consultório aceda ao site: www.teresapaulamarques.com blog : http://teresapaulamarques.zip.net
blogs SAPO