16.5.09

 

 

 

Li com muita atenção o texto sobre os contos infantis e, dentro desse tema, gostaria de colocar uma questão. Tenho um filho com 5 anos que gosta muito de ouvir histórias ao deitar, acontece que de há algum tempo para cá, insiste para que eu lhe conte sempre a mesma história e se eu altero alguma coisa, rapidamente me corrige. Ora, se ele já sabe a história de cor e salteado, que graça tem ouvi-la de novo ?
 
 
Quando contamos uma história, dificilmente nos damos conta que debaixo daquela roupagem ingénua, existe uma mensagem muito importante.
 
Os contos infantis ajudam as crianças a sonhar acordadas e a resolver os seus problemas através do imaginário, por isso mesmo é que existem fases em que uma determinada história é pedida insistentemente.
 
O tema da história que o seu filho pede, tem relação directa com algum problema que actualmente poderá estar a angustiá-lo.
 
O facto de a ter que a contar sempre da mesma maneira é um meio de lhe transmitir segurança.
 
É como se ele pensasse – "vou ter muita atenção a isto que estou a ouvir, porque só assim vou poder encontrar a solução que necessito."
link do postPor psicologiacriancaeadolescente, às 23:38  comentar

 



Espaço onde pode colocar as suas dúvidas acerca dos seus filhos, sejam eles crianças ou adolescentes.
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Psicologia da Criança e do Adolescente. Este consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: tp_marques@sapo.pt
Drª Teresa Paula Marques
Licenciada em Psicologia Clínica (ISPA), Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica (ISPA), Pós-graduada em Avaliação Psicológica em Contexto Escolar (FPCEUL), Psicoterapeuta Breve (SPPB), Doutoranda em Psicologia da Educação (FPCEUL).
Exerce Psicologia Clínica há quase duas décadas.

Actualmente é responsável pelo Serviço de Psicologia de um Externato em Lisboa e docente da cadeira de Psicologia do Desenvolvimento na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, no curso de Enfermagem.
Paralelamente atende crianças e adolescentes no consultório privado e é autora de 4 livros sobre Psicologia Infantil e do Adolescente. Já foi psicóloga residente em programas de televisão e mantém colaborações regulares com diversos jornais e revistas.
Actualmente responsável pelo consultório "FILHOS" na revista TvMais (periodicidade quinzenal)

Para saber locais de consultório aceda ao site: www.teresapaulamarques.com blog : http://teresapaulamarques.zip.net
blogs SAPO