6.4.09

  

 “Podes mostrar-me qual das duas bonecas é a mais feia? Sem hesitar, a menina afro-americana aponta a boneca negra.

Porque é que ela é feia?
- Porque é negra.
E porque é que a outra boneca é mais bonita?
- Porque é branca. “
 
Este diálogo faz parte de um teste baseado nos estudos do casal de psicólogos americanos Kenneth e Mamie Clark que, em 1947, ajudaram a Suprema Corte dos Estados Unidos a proibir a segregação racial nas escolas públicas.
  

No teste, crianças afro-americanas de 3 a 7 anos, escolhiam a "mais bonita" de duas bonecas, uma branca e outra negra. Em seguida, os psicólogos perguntavam quais as bonecas que elas preferiam e quais as atribuições positivas e negativas relacionariam com cada uma das bonecas.
 
Os resultados foram (tristemente) surpreendentes! Ficou provado que a segregação racial destruía a auto-estima de crianças afro-americanas.
 
Em 2006, mais de 50 anos depois, a estudante americana Kiri Davis, voltou a fazer o teste e os resultados foram os mesmos.

Kiri Davis entrevistou 21 crianças afro-americanas e 15 afirmaram preferir a boneca branca. O documentário, intitulado A Girl Like Me, foi muito comentado nos Estados Unidos e questionou o papel da imprensa, ou seja, como as campanhas publicitárias ainda associam o "bonito" e "perfeito" a características como pele branca, olhos claros, magreza.
link do postPor psicologiacriancaeadolescente, às 13:30  comentar

 



Espaço onde pode colocar as suas dúvidas acerca dos seus filhos, sejam eles crianças ou adolescentes.
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Psicologia da Criança e do Adolescente. Este consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: tp_marques@sapo.pt
Drª Teresa Paula Marques
Licenciada em Psicologia Clínica (ISPA), Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica (ISPA), Pós-graduada em Avaliação Psicológica em Contexto Escolar (FPCEUL), Psicoterapeuta Breve (SPPB), Doutoranda em Psicologia da Educação (FPCEUL).
Exerce Psicologia Clínica há quase duas décadas.

Actualmente é responsável pelo Serviço de Psicologia de um Externato em Lisboa e docente da cadeira de Psicologia do Desenvolvimento na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, no curso de Enfermagem.
Paralelamente atende crianças e adolescentes no consultório privado e é autora de 4 livros sobre Psicologia Infantil e do Adolescente. Já foi psicóloga residente em programas de televisão e mantém colaborações regulares com diversos jornais e revistas.
Actualmente responsável pelo consultório "FILHOS" na revista TvMais (periodicidade quinzenal)

Para saber locais de consultório aceda ao site: www.teresapaulamarques.com blog : http://teresapaulamarques.zip.net
blogs SAPO